Isabel Costa

Isabel Costa
Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da UP e Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança do IPL. Em 2009 frequenta o curso “O Corpo que Pensa” dirigido por Pia Kramer no "O espaço do tempo"/Montemor-o-novo, finalizando os módulos I e II.
A paixão pela fotografia analógica, levou-a à criação do blogue "Mãe, já venho!" (2015).
O seu trabalho situa-se nas áreas da dança, teatro, performance e video-arte e no seu cruzamento com a Educação pela Arte, destacando os projectos "Exercício para não esquecer"/Tânia Dinis e Isabel Costa (2025), Álbum de Família/Teatro Oficina (2017), Ando A Estudar Para Ser Poeta/Coletivo Estupendo Inuendo (2016), embodied natures (2015) e e “Lembras-te de Dançar?” (2013) espectáculo interactivo para publico sénior, uma encomenda do Lab Criativo do Teatro Virgínia – Torres Novas.
Na área do video destaca os projectos “Infiltrações” de Mariana Amorim (2018); “Modos de Usar” de Joclécio Azevedo (2018); h.o.r.i.z.o.n. (2015) uma colaboração Escola de Dança da JUM e WowFilmes, ECOS em colaboração com Susana Soares Pinto (2014), ensaio para um novo corpo natural (perspectiva) (2014) e LEVEZA em colaboração com Sónia Armengol (2008)
Enquanto bailarina, coreografa e docente, colabora desde 2009 com vários artistas e estruturas destacando Aldara Bizarro, Alexandre Sá, Annie Abrahams, Daniel Pinheiro, Gonçalo Fonseca, Isabelle Schad, João Costa Espinho, Joclécio Azevedo, Mariana Amorim, Tales Frey, Tânia Dinis, Teresa Prima, Urze Teatro, Comédias do Minho, Fértil - Associação Cultural, Teatro Oficina, ACE-Academia Contemporânea do Espectáculo, Serviço Educativo do Balletreatro Escola Profissional, e Escola de Dança da JUM - assumindo a direcção artística de 2006 até 2023.
Atualmente é docente no Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde na disciplina de Improvisação (Movimento) do Curso Articulado de Teatro e da Escola de Dança de Vila do Conde nas disciplinas de "Pré-Iniciação em Dança" e "Oficina de Movimento (nível 2)" no Curso Livre e Curricular de Dança.
Em 2024, assume a curadoria do projeto cultural e artístico “ArtSénior”, nas áreas do Corpo, Dança e Movimento com a população sénior nas freguesias de Vilar/Mosteiró, Aveleda, Malta/Canidelo, Vilar do Pinheiro e Guilhabreu, no âmbito da Operação PECIS – Programa de Envelhecimento (Cri)ativo com Impacto Social, do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde.
Desde 2020, é diretora artística de EIXO Residências Artísticas, uma plataforma de residências artísticas com foco na experimentação, investigação e reflexão nos processos criativos na área das artes performativas e práticas educativas, com sede em Mosteiró/Vila do Conde.
EIXO Residências Artísticas, ganhou a bolsa StartUP Voucher 2019-2022 da StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo; foi selecionado para o programa de apoio a StartUps 2020-2021 de Trans Europe Halles, tornando-se membro desta rede.