top of page
de Joclécio Azevedo com Isabel Costa
Circular - Festival de Artes Performativas
Leia mais
Captura de ecrã 2022-10-10, às 10.12.08.png

Modos de Usar surgiu de uma encomenda no quadro do projecto Artista Residente, da Circular Associação Cultural, sediada em Vila do Conde. Entrecruzando áreas como a dança, música e artes visuais, o projecto contou com a colaboração de Isabel Costa, Miguel Pipa, Eduarda Neves, Carlos Arteiro, Eduardo Luís Patriarca e Ana Cristina Ferreira, desdobrando-se através de actividades pedagógicas, parcerias ou colaborações informais com entidades como a Escola de Dança da Associação Juventude Unida de Mosteiró, Escola de Dança do Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde, Oficina Zero, ESMAD ou o Conservatório de Música de Vila do Conde.
A publicação integra a documentação do projecto e entrevistas realizadas aos participantes por Carolina Lapa. Numa segunda parte são apresentados textos de artistas
convidados posteriormente a escrever sobre os modos em que utilizam a colaboração nos seus processos de pesquisa (Andresa Soares, Nuno Lucas, Nuno M. Cardoso e Patrícia Portela), dando visibilidade a outras dimensões da prática e da experiência colaborativa.

Oficina coreográfica e apresentação pública

Com Isabel Costa, Joclécio Azevedo e escola de dança da JUM

Espaço Social e Cultural de Mosteiró

12, 19, 26 de novembro e 17 de dezembro

Durante os meses de novembro e dezembro foram realizadas três sessões de uma oficina coreográfica e uma apresentação pública informal. O trabalho envolveu alguns alunos da escola de dança da associação cultural JUM (Juventude Unida de Mosteiró), fundada em 1974. Nesta associação as aulas de dança contemporânea começaram em 2006, sob a orientação da bailarina e coreógrafa Isabel Costa, com um pequeno grupo de jovens. Atualmente a escola de dança, inserida na comunidade de Mosteiró, conta com 5 turmas e alunos dos 3 aos 45 anos de idade. Foram realizadas 3 sessões de filmagem que juntaram exercícios coreográficos, conversas com os participantes e intervenções no espaço. O tema dominante foi a relação que cada um estabelece com os seus sonhos, onde a distinção entre real e imaginário torna-se fluida e imprevisível. O vídeo resultante desta oficina integra excertos do livro “Metadiálogos” de Gregory Bateson e foi apresentado em dezembro no Espaço Social e Cultural de Mosteiró, seguindo-se uma conversa entre o público e os participantes. 

Residência coreográfica e apresentação informal

Com Joclécio Azevedo e Isabel Costa

18 a 25 de setembro 2018 (inserido na 14ª edição do Circular - Festival de Artes Performativas / Vila do Conde)

Residência coreográfica concluída com uma apresentação em processo durante a 14ª edição do Circular Festival de Artes Performativas. Nesta apresentação os dois intérpretes (Joclécio Azevedo e Isabel Costa) realizaram uma conversa/partitura analisando memórias ligadas ao espaço de apresentação (Auditório Municipal de Vila do Conde), a projetos desenvolvidos por cada um em Vila do Conde e realizando exercícios à volta da relação do corpo com o espaço teatral enquanto lugar de produção. O diálogo foi sendo pontuado por diversas referências a obras de artistas e pensadores que alimentaram o processo de trabalho como Richard Serra (Verb list, 1967-68), Martha Rosler (Martha Rosler reads Vogue, 1982), Derek Jarman (o filme “Wittgenstein”, 1993), Vilém Flusser (A forma das coisas: Uma Filosofia do Design) e Michael Warner (Publics and counterpublics). Durante a residência a conversa entre os intérpretes foi sendo desenvolvida em repetições e variações, servindo como suporte para a aglomeração de novas referências, promovendo a reorganização do pensamento e interrogando o papel da performance como ferramenta de investigação.

Please reload

bottom of page